Como adotar um estilo de vida saudável que favoreça os ossos?

Como adotar um estilo de vida saudável que favoreça os ossos?

A saúde óssea precisa de proteção, especialmente entre as mulheres. Dessa forma, a fratura de ossos devido à osteoporose causa dor, perda de movimentos e qualidade de vida.  Mas como adotar um estilo de vida saudável que favoreça a saúde dos ossos?

Para mulheres acima de 45 anos de idade, a osteoporose representa mais dias de internação que muitas outras doenças, incluindo diabetes, infartos e câncer de mama. Por isso, é importante antecipar-se a esse risco para prevenir e controlar a osteoporose.

Com uma expectativa de vida cada vez maior, e uma população que está envelhecendo, a incidência da osteoporose aumentou nos últimos anos. Além disso, sem ações preventivas, as gerações futuras podem viver mais, mas sua qualidade de vida que pode ficar comprometida.

Em qualquer idade, as estratégias de prevenção devem incluir uma combinação de exercícios específicos, uma dieta para manter a saúde óssea, e ações para evitar fatores negativos em seu estilo de vida, identificando fatores de risco individuais com antecedência.

Por isso, as mulheres devem agir hoje para manter seus ossos e músculos fortes durante o resto das suas vidas – alertam os especialistas.

O que fazer para deixar os ossos mais fortes?

Sabia que existem alguns estilos de vida saudáveis que podem favorecer os ossos e músculos durante  toda vida adulta? São essas orientações que separamos abaixo:

1) Faça de 30 a 40 minutos de exercício três ou quatro vezes por semana, intercalando exercícios de resistência e peso

Ao envelhecer, os exercícios de resistências são mais importantes. Siga uma dieta saudável para os ossos, que inclui a ingestão de um volume suficiente de cálcio e proteínas, além de frutas e verduras para equilibrar a maior necessidade de proteína. Mantenha níveis suficientes de vitamina D – através de exposição solar, dieta e, se necessário, suplementos.

2) Evite hábitos negativos, como fumar e o consumo excessivo de álcool, e mantenha um peso saudável

As mulheres com peso desequilibrado correm um risco maior que as mulheres com a massa corporal normal.

3) Conheça seus fatores de risco pessoais que podem aumentar o risco de osteoporose

Os fatores de risco mais comuns incluem a menopausa antes dos 45 anos de idade, o uso de glucocorticóides, antecedentes de artrite reumatoide, distúrbio de má absorção (como a doença de Crohn ou celíaco), fraturas em função de fragilidades anteriores e um histórico familiar de osteoporose e fraturas.

Como adotar um estilo de vida saudável que favoreça os ossos?
Atividade física é fundamental para que seu sistema musculoesquelético continue saudável.

Conheça os benefícios dos suplementos de cálcio para os ossos

O cálcio é um mineral que desempenha muitas funções no nosso organismo, promovendo o seu bom funcionamento. Contudo, está entre os elementos mais abundantes do corpo humano.

A maioria do cálcio em nosso corpo, cerca de 99%, está presente nos ossos e dentes, enquanto o restante fica no sangue e nas células, possibilitando o acontecimento de algumas reações.

Os benefícios do cálcio no organismo estão relacionados à estrutura dos ossos e dentes, força óssea, impulsos nervosos, contrações musculares, coagulação sanguínea e permeabilidade celular. Dessa forma, consumir esse nutriente, e praticar atividades físicas são exemplos de como adotar um estilo de vida saudável que favoreça os ossos.

Além disso, podemos destacar:

  • Desenvolvimento e manutenção da estrutura de ossos e dentes;
  • Contração muscular no ciclo dos batimentos cardíacos;
  • Coagulação sanguínea;
  • Transmissão e regulação dos impulsos nervosos;
  • Ativação de enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas;
  • Permeabilidade das células.

Então, agora que você já leu essas dicas, queremos saber: quais desses hábitos você costuma aplicar na sua vida?