Os benefícios da água para a pele

A água é um elemento essencial para a nossa sobrevivência e muitas vezes não valorizamos o que está mais próximo de nós. A água é o hidratante por excelência e, consequentemente, a saúde da nossa pele depende dela.

Antes de tudo vamos deixar claro que o benefício não se reflete só na pele, mas sim em todo o corpo.

Por que é tão importante a água para a nossa pele? 

É essencial consumi-la para manter a turgescência e elasticidade, já que a água representa mais de 30% da nossa pele. Uma pele desidratada é menos elástica, ou seja, leva mais tempo a voltar ao sítio quando esticada.

O corpo perde água principalmente através dos rins em forma de urina e através da pele em forma de suor. É necessário consumir água adequadamente para evitar que a pele desidrate. Sem esta dose diária, a nossa pele é incapaz de cumprir a função de barreira natural e perde a suavidade.

Se você tem notado sua pele seca, unhas quebradiças e os cabelos opacos e quebradiços provavelmente são porque consome pouca água durante o dia. Beber pelo menos dois litros de água por dia é indispensável para manter a saúde.

  • A água é uma poderosa arma contra a celulite

Manter-se hidratado ajuda a reduzir a aparência de covinhas da pele. Quanto mais água consumir, melhor a textura e elasticidade da pele. Isso porque ela ajuda o organismo a eliminar impurezas, além de facilitar a evacuação e melhorar a circulação sanguínea.

  • Disfarça as rugas

A água é a principal fonte responsável pela hidratação do corpo humano, tornando as rugas menos perceptíveis e a pele mais firme. Além disso, as fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele, dependem da água para sua renovação e bom funcionamento.

  • Hidrata de dentro para fora

Utilizar gel ou hidratante é essencial para a rotina de cuidados com a pele, devido às agressões externas (sol, poluição, etc.). Mas em primeiro lugar é indispensável que a pele esteja hidratada por dentro, se não, o efeito não vai ser tão promissor. A água que circula no organismo tem esse impacto positivo na pele. Desta forma, as cédulas conseguem expulsar as toxinas com mais facilidade e manter saudáveis.

Mas, é importante lembrar que, de nada adianta ter uma hidratação na quantidade correta se a água que você consome não possui a qualidade que seu corpo precisa. Normalmente, a água que sai da torneira da sua casa possui mais compostos químicos e sedimentados do que deveria, portanto, opte sempre por água mineral ou filtrada.

  • Banho frio também é importante 

Um bom banho de água fria limpa e elimina a vermelhidão da pele. A água fria fecha os poros, impede que eles fiquem entupidos e reduz a aparência de acne.

Especialistas indicam que, para desfrutar dos benefícios da água, é necessária a ingestão mínima de dois litros diários. Além disso, evitar longas exposições solares, cuidar da alimentação e usar dermocosméticos específicos para o seu tipo de pele também favorecem o órgão a se manter saudável, jovem e com boa aparência.