Sempre que você vai comer um pedaço de bolo, você não pensa nos malefícios do excesso do açúcar, não é mesmo?
Mas, eles existem! Se, por um lado, o nosso corpo precisa do açúcar para garantir a energia necessária, por outro lado, o excesso desse elemento é extremamente prejudicial para a saúde.
Então, como conviver com o eterno dilema do prazer que o açúcar traz, com os males que ele pode causar ao organismo?
Entenda como o excesso de açúcar pode prejudicar o organismo e como viver em equilíbrio com esse vilão da saúde!
Os malefícios do excesso de açúcar
O açúcar é o verdadeiro vilão do nosso organismo. Ele é o responsável por estimular os hormônios que ajudam a aliviar o estresse e que estão relacionados ao bom humor.
Mas, essa sensação de bem-estar pode vir acompanhada de problemas causados pelo excesso do açúcar no organismo. Entenda quais são os malefícios.
Propensão a desenvolver doenças cardiovasculares
O consumo excessivo de açúcar gera um acúmulo de gordura do corpo, reduzindo as taxas de colesterol bom, o HDL e aumentando os triglicerídeos, levando a uma alteração da pressão arterial. Assim, esse é o cenário perfeito para o desenvolvimento de doenças do coração.
Resistência à insulina
O consumo diário de grandes quantidades de açúcar leva as células a se tornarem mais resistentes aos efeitos da insulina. Assim, é maior as chances de a pessoa vir a desenvolver a diabetes tipo II, já que o pâncreas adoece e não consegue mais produzir a insulina necessária para captar a gordura no sangue.
Sensação de cansaço
Se, por um lado, o açúcar é uma forma de liberar os hormônios do bom-humor e aliviar o estresse, por outro, o seu efeito colateral é a sensação de um cansaço intenso e constante. Afinal, o organismo está gastando energia para quebrar as moléculas do açúcar e as outras atividades se tornam mais difíceis.
Os efeitos do açúcar na saúde mental
O açúcar é responsável não só por problemas físicos, causando diversas doenças, mas também faz mal para o cérebro.
Isso porque, o sobe e desce dos níveis de açúcar no sangue são os inimigos dos distúrbios de humor. Afinal, o consumo exagerado do açúcar está ligado ao aumento de risco de ter depressão.
Aliás, o açúcar afeta o sistema imunológico, tornando a pessoa mais suscetível às doenças, além de causar ansiedade, estresse, perda de memória, entre outros problemas.
Entre os malefícios, o envelhecimento precoce
Além das doenças causadas pelo consumo excessivo do açúcar, ele ainda gera um processo chamado de glicação, no qual as moléculas de açúcar se prendem ao colágeno e à elastina.
Com isso, as proteínas da pele passam a ser destruídas pelo açúcar, reduzindo a elasticidade, aumentando a flacidez e, principalmente, acelerando o processo de envelhecimento.
Então, são tantos os males que o açúcar provoca no organismo, que a pergunta a se fazer é se a sensação de bem-estar que ele promove é ainda melhor.
Portanto, entendendo os malefícios do excesso de açúcar no organismo, comece a se prevenir mudando rapidamente a sua alimentação criando o hábito de uma dieta pobre em açúcar, e desacostumando seu organismo ao seu consumo.