Setembro Amarelo – A Drogaria Pop Apoia essa causa

Como a tendência a suicídios tem se agravado a cada dia, a campanha Setembro Amarelo tem como função conscientizar a população. O mês ressalta abordagem sobre a importância e até mesmo medidas de conhecimento para prevenir o suicídio e preservar a saúde mental de cada indivíduo.

A principal finalidade da campanha é ajudar a população a decifrar comportamentos suspeitos e agir em prol do tratamento dessa pessoa. O suicídio é um pensamento comum para problemas que afetam a saúde mental, principalmente quando se trata de depressão.

Entretanto, como muitos casos são sem diagnósticos, é imprescindível que a população saiba notar qualquer diferença no comportamento das pessoas, para que ela possa ajudar e tomar medidas para evitar esse pensamento. Veja como essa campanha é importante. 

 

O que é o Setembro Amarelo 

Setembro Amarelo é uma campanha criada em 2015 para ajudar a população a ter uma visão mais ampla sobre a prevenção do suicídio. O dia 10 de setembro ficou registrado como dia mundial da conscientização sobre o suicídio.

No entanto, o mês inteiro é dedicado para incentivar e educar a população para olhar mais o próximo e saber identificar possíveis atos que comprovem a intenção, de modo a evitar esse acontecimento.

Além disso, esse mês é dedicado inteiramente para o cuidado com a saúde mental. Assim é priorizado a chance de uma pessoa com problemas ter a liberdade de pedir ajuda. A campanha fornece todo um apoio emocional para quem decidir buscar ajuda.

Como surgiu 

Essa campanha surgiu nos EUA, após um suicídio de um garoto de apenas 17 anos em 1994. Como tudo aconteceu muito rápido, o adolescente não tinha nenhum diagnóstico e seus pais amigos não notaram nenhuma mudança de comportamento, os pais passaram a enviar cartões oferecendo ajuda e incentivando a pessoa a falar.

Então muitas pessoas que precisavam de apoio se sentiram encorajadas a falar, dando início ao movimento para priorizar o cuidado com a saúde mental. Assim com essa iniciativa além do apoio e atenção familiar essas pessoas puderam ter acompanhamento psicológico e evitar esses pensamentos.

Qual a importância da conscientização 

O suicídio é a principal causa de morte entre uma faixa etária de 15 a 29 anos, conforme dados da OMS. Em um ano mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio no Brasil e ainda assim ainda tem os inúmeros casos que tentam mais não conseguem se suicidar.

A saúde mental é uma das principais causas que levam as pessoas a tomarem essa ação e muitas delas têm comportamentos suspeitos muito antes de cometer o ato. Por isso, é muito importante entender que problemas mentais que levam o suicídio em muitos casos não dependem de um diagnóstico.

A conscientização é importante para que a população possa observar mais o outro e oferecer mais apoio e acolher a pessoa com problema. Além disso, também é uma forma de encorajar pessoas com problemas a falarem suas necessidades.

Dessa forma, o Setembro Amarelo é uma forma de mostrar uma saída e até mesmo reduzir o número de suicídios. Afinal, quando encaramos a realidade e percebemos a gravidade da situação, passamos a notar coisas importantes que em muitos casos são despercebidas.

Importância de cuidar da saúde mental 

mesmo ela consegue ter uma vida tranquila e desfrutar melhor do dia a dia. Problemas como depressão, ansiedade e distúrbios mentais impedem esse controle da rotina.

Qualquer sinal de bloqueio e qualquer situação que faça com que o indivíduo se feche e se exclua deve ser notada. O acompanhamento psicológico é fundamental para preservar a saúde mental, e buscar ajuda é um sinal de força.

Drogaria POP apoia essa causa

Na drogaria POP você encontra todo suporte necessário para cuidar de sua saúde mental. Faça parte do Setembro Amarelo, fale, ouça e não tenha medo de agir. Busque ajuda e garanta seu bem-estar e qualidade de vida.

 

LIGUE 188

Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita.

 

 

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos.

Redes Sociais

Copyright © drogaria pop | CNPJ: 16.805.755/0001-01

Rua José de Alvarenga, 288 – Duque de Caxias – RJ. As informações contidas neste site, como promoções e ofertas de remédios e medicamentos, não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, a medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente o médico está em condições de diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Os preços e as promoções são válidos enquanto durar o estoque. | as fotos contidas em nosso site são meramente ilustrativas. *preços e disponibilidade sujeitos a alterações no decorrer do dia.

Desenvolvido por Lessa Marketing Full Service