Descubra os benefícios da vitamina C

Você já deve saber dos benefícios da vitamina C para a sua saúde, não é mesmo? Afinal, desde criança somos apresentados ao suco de laranja como um poderoso modo de prevenir as gripes e resfriados.

Mas, a vitamina C vai além da laranja. Isso porque, ela é excelente para reforçar o sistema imunológico, além de ser essencial para o bom funcionamento do organismo.

Por isso, separamos aqui alguns benefícios da vitamina C para a saúde e quais são as formas de manter os níveis elevados no organismo. Confira!

Como a vitamina C foi descoberta?

O ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, foi descoberto por um bioquímico em 1932.

A vitamina hidrossolúvel não é sintetizada naturalmente pelo organismo, por isso, é preciso fazer a ingestão de alimentos e a suplementação para garantir os níveis adequados.

Quais são as funções da vitamina C?

A função principal da vitamina C é a formação dos tecidos, entre eles os vasos sanguíneos, músculos, cartilagens e até na composição óssea, já que o nutriente está presente no colágeno.

Além disso, como a vitamina C tem função antioxidante, é um poderoso anti-inflamatório natural, já que protege as células contra os radicais livres, poluição e algumas doenças.

Portanto, quando os níveis da vitamina estão baixos no organismo, alguns sinais e sintomas comuns são:

  • cansaço;
  • anemia;
  • baixa imunidade;
  • sangramento nas gengivas.

4 benefícios da vitamina C

São diversos os benefícios que a vitamina C oferece para o organismo. Para que você entender, separamos os principais:

1.Reforço no sistema imunológico

A vitamina C auxilia na produção dos leucócitos. Os glóbulos brancos têm a função de atuar na defesa do organismo contra os agentes externos como os vírus e bactérias.

Portanto, a vitamina ajuda a aumentar os anticorpos, prevenindo e combatendo doenças como a gripe e resfriado.

2. Previne problemas de visão

O consumo de alimentos ricos em vitamina C ajudam na prevenção de problemas na visão. Um dos benefícios é reduzir os riscos de desenvolver a catarata.

3. Ajuda na absorção de ferro e anemia

Para pessoas que sofrem com problemas de absorção de ferro e estão desenvolvendo quadros de anemia, o consumo de vitamina C é indicado já que o nutriente ajuda a melhorar a absorção e fixação.

Portanto, além de suplementar o ferro, é importante que as pessoas que estejam desenvolvendo anemia também façam a reposição de vitamina C para auxiliar no tratamento.

4. Combate o envelhecimento da pele

A vitamina C é um poderoso estimulador da produção de colágeno pelo organismo. Por isso, o uso do nutriente é um aliado no combate ao envelhecimento da pele, devido a sua ação antioxidante.

Que tal, agora que você conhece os benefícios da vitamina C, visite uma de nossas lojas da Drogaria Pop e faça a suplementação adequada!