Como saúde e Verão combinam

Como Verão e Saúde combinam

Verão é uma das estações mais alegres do ano. É difícil encontrar uma pessoa que não goste daquele sol iluminando os dias, trazendo uma energia a mais para as atividades do dia a dia.  A incidência solar é vital para nós, e mais intensa durante o Verão, mas como Verão e Saúde se combinam?

Você sabia que o verão tem grande influência na nossa saúde, tanto de forma física como mental?

É sobre isso que vamos falar neste artigo, com a finalidade de mostrar como a estação mais quente do ano pode ser importante para o bom funcionamento do nosso corpo.

Verão: remédio contra o desânimo

Você já reparou como é bom acordar e ver aquele sol raiando, dando uma energia extra para conseguir prosseguir com a rotina diária?  É porque no verão sentimos mais essa sensação de alegria e prazer.

verão e saúde se combinam

Diferente das estações mais frias, como outono e inverno, onde os dias acabam sendo mais cinzas, chuvosos e até mesmo “preguiçosos”, no verão nos sentimos mais animados para a prática de diversas atividades, como aquelas ao ar livre.

Por isso, o verão é um ótimo remédio contra o desânimo, pois é a estação perfeita para colocar em dia os exercícios físicos, tanto em ambientes fechados (academias), como em parques ou clubes.

Com essa disposição à mais, a tendência ao surgimento do desânimo é menor.   As pessoas acabam se sentindo motivadas a fazer algo que nas estações mais frias e chuvosas acabam não tendo oportunidade.  E é quase impossível ficar em casa com o sol brilhando e um calor intenso!

Isso sem contar as viagens de férias ou de final de semana, onde acabamos tendo mais opções de passeios, como a praia, clubes, campos etc. Isso faz com que o corpo se movimente mais, deixando de lado aquele sedentarismo que parece que gruda na gente quando o friozinho está em alta.

Saúde mental também sofre as influências do Verão

Além de ajudar de forma física, o verão tem grande influência em como a mente trabalha. É bem comum ver pessoas dizerem que se sentiram alegres e mentalmente prontas para um dia difícil quando o verão chega. Isso porque, o sol tem a função de prover essa energia à mais que precisamos, proporcionando a Vitamina D necessária.  Ela que é muito fundamental para o funcionamento do corpo, inclusive prevenindo o surgimento de doenças muito graves.

verão e saúde se combinam
A incidência solar nos deixa mais ativos e felizes!

Dizem que pessoas que vivem em regiões mais quentes, com a presença do sol por mais tempo, têm a tendência de serem mais felizes. E isso pode ser até verdade, porque você já viu algum morador do nordeste brasileiro cabisbaixo ou sem energia? É como se o sol que morasse ali fosse a chave de tanta felicidade que eles exalam, tanto quando estamos viajando por essas regiões nas férias como no convívio com essas pessoas.

Lembre-se de como é importante todos os dias tomar um banho de sol!   Cerca de 10 a 15 minutos, logo nos primeiros horários do raiar do dia, até às 10h. Isso é fundamental para dar aquele UP na rotina, proporcionando saúde mental e física necessária.

E você, gosta do verão? Já percebeu como ele tem esse poder de revigoramento, sendo um potencial componente para o seu bem-estar?