Depressão em idosos: fatores de risco, sintomas e tratamentos

A depressão é uma doença que está cada vez mais comum entre a população mundial, sendo já conhecida como “mal do século”, e atinge um número grande de pessoas idosas, prejudicando a qualidade de vida dos mesmos. Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre a depressão em idosos.

Como identificar os sintomas?

Em adultos, a depressão se manifesta mais relacionada com a tristeza, desinteresse em atividades ou trabalho e sentimento de inutilidade.

Já a depressão em idosos se manifesta mais em forma de apatia e sofrimento. 

A apatia é quando o paciente parece não estar muito presente na realidade. Ele demonstra menos contato com as pessoas, não respondendo com entusiasmo às conversas ou estímulos. Também não realiza tantas atividades como antes.

O sofrimento é percebido pela voz ou pela própria feição dos idosos, que na maioria das vezes se encontra com ar de tristeza ou até mesmo chorando.

Além desses, há alguns sintomas como tonturas, cansaço, insônia e falta de apetite, que, quando relatado a um médico, muita das vezes não são motivos para investigação de depressão.

Fatores de risco

Os idosos são um grupo mais suscetível ao aparecimento da depressão em relação a outros grupos etários.

Isso ocorre pelo fato de estarem em uma fase da vida onde ocorrem uma série de mudanças indesejadas, como menor disposição física e mental, que pode induzir um sentimento de incapacidade. 

Ademais, pela idade avançada, os idosos muitas vezes encontram-se enlutados pela perda de muitas pessoas próximas, com um sentimento de solidão e até mesmo medo do fim da vida.

Tem-se também um fator de risco biológico para uma maior probabilidade do desenvolvimento de depressão em idosos. Isso ocorre pela redução da atividade de neurotransmissores cerebrais com o envelhecimento, bem como pela incapacidade física, que podem impactar diretamente no quadro.

O que fazer para ajudar?

A melhor forma de ajudar um paciente com depressão é auxiliá-lo e estimulá-lo a procurar ajuda médica e psicológica.

Num primeiro momento, pode ser que o idoso ainda não esteja preparado para aceitar que precisa de ajuda, então é necessário um suporte e apoio familiar mais incisivo.

Preconceito e estigma com a saúde mental

É importante desmistificar os preconceitos existentes acerca da doença. 

Principalmente para pessoas idosas, as doenças mentais são muito relacionadas às pessoas “malucas” ou fracas, sendo, muitas vezes, tratadas como “frescura”, e não dando a devida importância para o quadro.

Esse tipo de pensamento por parte do paciente ou de seus familiares pode atrapalhar bastante o tratamento da depressão em idosos, uma vez que contribui para a demora na busca e na adesão do tratamento.

Tratamento da depressão em pessoas idosas

A partir da identificação dos sintomas, o profissional a ser procurado deve ser o médico psiquiatra. Esse profissional irá realizar uma anamnese e dar o diagnóstico da doença, iniciando seu tratamento.

Após isso, é necessário um acompanhamento com o psicólogo para que a condição seja trabalhada constantemente, até sua cura.

Uso de medicamentos

Os medicamentos são grandes aliados no tratamento da depressão em idosos e ajudam de forma muito importante no combate aos sintomas, melhorando o ânimo e o interesse do paciente.

Existem diversos tipos, com ações diferentes, sendo que o psiquiatra irá prescrever os tipos e as quantidades de acordo com cada caso.

A drogaria POP pode te ajudar!

Conte com nossa grande variedade de medicamentos para o tratamento de depressão em idosos, com qualidade e preço justo. Entre em contato conosco e te daremos todo o suporte em seu tratamento!

 

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos.

Redes Sociais

Copyright © drogaria pop | CNPJ: 16.805.755/0001-01

Rua José de Alvarenga, 288 – Duque de Caxias – RJ. As informações contidas neste site, como promoções e ofertas de remédios e medicamentos, não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, a medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente o médico está em condições de diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Os preços e as promoções são válidos enquanto durar o estoque. | as fotos contidas em nosso site são meramente ilustrativas. *preços e disponibilidade sujeitos a alterações no decorrer do dia.

Desenvolvido por Lessa Marketing Full Service