A alimentação influencia diretamente na forma que o corpo humano funciona, impactando tanto de forma positiva quanto negativa na saúde. Sendo assim, manter uma dieta equilibrada deve ser a prioridade de todos que desejam boa qualidade de vida. Entenda mais neste post!
Introdução
O corpo humano necessita de nutrientes para funcionar de forma satisfatória.
Esses nutrientes são encontrados na alimentação, em quantidades e tipos diferentes.
Sendo assim, o que faz com que o corpo se mantenha saudável é a oferta de nutrientes em quantidade e qualidade suficientes.
Quando há excesso ou falta de algum desses nutrientes, as doenças começam a aparecer, piorando a qualidade de vida.
Já quando há uma alimentação consciente, o corpo absorve tudo o que precisa para se manter com saúde, e a chance do aparecimento de doenças é reduzida significativamente.
Os componentes de uma dieta equilibrada
Uma dieta equilibrada deve possuir quantidades reguladas de todos os nutrientes.
Os carboidratos encontrados em alimentos como arroz e pão, são aqueles que fornecem energia para nosso corpo, e devem estar nas refeições, principalmente junto com alimentos naturais.
As gorduras, provenientes de alimentos como óleos, castanhas e ovos, são fundamentais para a produção dos hormônios e regulação do nosso peso.
As proteínas, que existem principalmente em alimentos de origem animal, constituem nossos músculos e devem ser consumidas para mantermos a força e um corpo funcional.
As vitaminas e minerais, presentes em frutas e verduras, são o que garantem que todos os outros nutrientes sejam utilizados de forma correta no organismo, mantendo a saúde em dia.
Os benefícios de uma dieta equilibrada
Uma pessoa, com um estilo de vida saudável, com uma alimentação consciente, garante vários pontos positivos em sua vida.
Ter um corpo saudável, com composição e peso adequado, é um dos mais importantes benefícios, uma vez que isso impacta diretamente na qualidade de vida e na autoestima da pessoa.
Além disso, a saúde mental também é beneficiada, deixando o humor controlado e a capacidade cognitiva em ótimo estado, facilitando o convívio com outras pessoas e o sucesso profissional.
Por fim, outro fator muito importante é ter energia para realizar tarefas do dia a dia sem o cansaço atrapalhar.
Brincar com filhos ou netos, passear com os cachorros, jogar futebol com amigos, tudo isso faz parte da rotina de pessoas que possuem uma dieta equilibrada.
Os riscos de uma dieta desequilibrada
Quando os nutrientes consumidos não estão em equilíbrio, uma série de distúrbios podem aparecer.
Por exemplo, ao ter uma dieta rica em gordura e carboidratos, há uma tendência ao ganho de peso, podendo gerar obesidade.
A obesidade, por si só, já é considerada uma doença que deve ser tratada. Além de impactar na qualidade de vida, ela também é um fator de risco para o aparecimento de outras doenças.
Diabetes e pressão alta são doenças causadas em grande maioria por uma alimentação desregulada, que podem ser evitadas apenas com ajustes na dieta.
Além disso, o câncer também está fortemente ligado à alimentação, principalmente aos produtos industrializados e embutidos, como biscoitos recheados, hambúrgueres, salgadinhos, entre outros.
Conclusão
Contando que uma pessoa se alimente pelo menos quatro vezes ao dia, em um ano ela irá realizar cerca de 1.500 refeições!
Sendo assim, a qualidade dessas refeições é um fator decisivo para a saúde e a qualidade de vida, podendo fazer com que alguém viva por mais tempo e de forma mais prazerosa.
E lembre-se, conte sempre com a ajuda de um profissional capacitado para te ajudar a manter sua saúde por meio de uma dieta equilibrada!