Por que é importante fazer atividades físicas regulares?

A importância de fazer atividades físicas regulares é um dos assuntos mais debatidos nos dias de hoje. Isso porque, a pandemia deixou as pessoas trancadas em casa por meses, tornando o sedentarismo uma máxima na vida da população ao redor do mundo.

No entanto, a prática de atividades físicas regulares é essencial para a saúde, trazendo benefícios não só para o corpo, como para a mente.

Isso porque, as atividades ajudam na redação do estresse emocional causado pelo trabalho, pandemia e outras questões pessoais.

Além disso, os exercícios físicos beneficiam, de forma global, a qualidade de vida das pessoas. Afinal, movimentar-se é essencial para destravar o corpo.

Fazer atividades físicas regulares

Os médicos indicam que as pessoas não fiquem paradas, nunca. Mesmo em casa, períodos de pausa e alongamentos básicos podem fazer toda a diferença dentro dessa rotina de trabalho remoto.

Para quem está fazendo uma transição de hábitos de vida e quer começar a fazer atividades físicas, a recomendação é passar por uma consulta médica.

Isso porque, fazer uma avaliação e verificar o estado de saúde geral, além de quais são as indicações de exercícios para cada pessoa é importante para evitar lesões durante os treinos.

Mas é claro, uma caminha leve de pelo menos 20 minutos de três a cinco vezes por semana tornará a sua rotina completamente diferente, física e mentalmente.

Por que manter a prática regular de atividades físicas

A prática regular de atividade física traz diversos benefícios para o corpo, entre eles:

• melhora na circulação sanguínea;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • ajuda na perda de peso corporal;
  • diminui o risco de doenças cardíacas, entre outras.

Os principais benefícios das atividades físicas

Para que você possa entender o quanto é importante praticar exercícios físicos, confira alguns benefícios:

• combate o excesso de peso;
  • controle e redução da pressão arterial;
  • auxilia no controle da glicemia;
  • fortalecimento de ossos e articulações;
  • aumento da força e resistência muscular;
  • promove o bem-estar e diminui o estresse; e
  • combate as doenças como ansiedade e depressão.

Que tal, agora que você já sabe o porquê fazer atividades físicas regulares, entenda por que o sedentarismo é tão maléfico para a saúde.