Malefícios de alimentos ultraprocessados

É muito falado nas mídias e em outros canais de comunicação que os alimentos ultraprocessados trazem impactos negativos para a saúde e que devem ser evitados, e isso é verdade! Continue a leitura para entender mais os motivos e quais são esses impactos.

Classificação dos alimentos

Na nossa dieta existem diversos tipos de alimentos de diferentes origens, sendo alguns mais naturais e outros que passam por algum processo industrial.

Dessa forma, podemos classificar os alimentos em quatro grupos, basicamente:

  • In natura

São aqueles alimentos consumidos da mesma forma que são retirados da natureza, sem nenhum tipo de processamento.

São eles: folhas, legumes, frutas, verduras, carnes, peixes e ovos

  • Minimamente processados

Nesse grupo se encontram os alimentos in natura que passam por algum tipo de processo de lavagem, sanitização, moagem ou cortes, sem alterar as características nutricionais e sem a adição de compostos.

  • Processados

São aqueles alimentos que passam por processos que excluem ou adicionam compostos à receita, modificando as características do alimento primário para a produção de um novo.

São exemplos: queijos produzidos com poucos ingredientes, compotas

de frutas, molhos, conservas em salmoura, carnes defumadas, sardinha ou atum em lata.

  • Ultraprocessados

Esse é o grupo daqueles alimentos que passam por processos extremamente industrializados, onde são alteradas completamente as características dos alimentos, que passam a ser chamados de produtos alimentares.

Aqui, os produtos possuem diversas substâncias conservantes, estabilizantes, desequilibrados nutricionalmente, possuindo grandes quantidades de açúcar e de gordura.

 Exemplos de alimentos ultraprocessados

Conheça alguns produtos que fazem parte desse grupo:

  • Chicletes, guloseimas, balas
  • Embutidos, como mortadela, presunto, peito de peru
  • Biscoitos recheados, com chocolate ou outros sabores
  • Refrigerantes, sucos em pó
  • Miojo, lasanha congelada e outras preparações prontas
  • Hambúrguer, salsicha, stakes
  • Fast foods

Distúrbios de saúde que os alimentos ultraprocessados podem ocasionar

Pelo fato de possuírem um grande desbalanço nutricional e contarem com a adição de diversos compostos, os alimentos ultraprocessados causam sérios danos à nossa saúde, que podem levar ao desenvolvimento de doenças. Confira abaixo.

Obesidade

O consumo de alimentos ultraprocessados é a principal causa de obesidade no mundo inteiro.

Isso acontece pela enorme quantidade de açúcar e gordura presente nesses alimentos, que geram um consumo calórico muito maior do que é gasto pelo indivíduo diariamente

Diabetes

Além das calorias, um dos principais vilões dos alimentos ultraprocessados é o açúcar.

A grande quantidade e a boa disponibilidade desse nutriente nesse grupo de alimentos faz com que os níveis de açúcar no sangue se elevem consideravelmente, gerando a hiperglicemia.

Com o consumo a longo prazo, esse açúcar alto no sangue gera danos ao organismo, acarretando diabetes.

Pressão alta

Os altos níveis de sódio encontrados principalmente em embutidos e congelados impactam diretamente no aumento da pressão arterial dos consumidores.

Câncer

Vários estudos já descrevem o câncer como uma doença que pode ser provocada pelo consumo de diversos compostos encontrados nos alimentos ultraprocessados como nitritos, corantes, dentre outros.

Dicas de como manter uma alimentação saudável

Agora que você já sabe quais alimentos podem ser perigosos, fique com algumas dicas para manter sua saúde em dia por meio da alimentação.

Primeiramente, deve-se consumir a menor quantidade possível de alimentos ultraprocessados, dando preferência para aqueles in natura e com menor frequência, para os processados.

Além disso, é importante ficar atento ao consumo de proteínas, principalmente de fontes animais como ovo, leite e carnes magras.

Por fim, a oferta de frutas e verduras deve ser diária, tentando sempre variar ao máximo os tipos para suprir a demanda de todas as vitaminas e minerais que o organismo precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visite nossas lojas

Clique e veja no mapa

Redes Sociais

Copyright © drogaria pop | CNPJ: 16.805.755/0001-01

Rua José de Alvarenga, 288 – Duque de Caxias – RJ. As informações contidas neste site, como promoções e ofertas de remédios e medicamentos, não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, a medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente o médico está em condições de diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Os preços e as promoções são válidos enquanto durar o estoque. | as fotos contidas em nosso site são meramente ilustrativas. *preços e disponibilidade sujeitos a alterações no decorrer do dia.

Desenvolvido por Lessa Marketing Full Service