O que é o sistema imunológico e qual é a sua função?

O que é o sistema imunológico e qual é a sua função?

O sistema imunológico, também conhecido por sistema imune, tem a função de garantir a proteção do nosso corpo contra outros corpos e substâncias estranhas, além de patógenos que ameaçam a nossa saúde.

Assim, o sistema imune é complexo, justamente porque envolve uma série de células e órgãos que, ao funcionarem em conjunto, geram uma barreira de proteção para organismo.

Portanto, essa capacidade de proteção é chamada de imunidade, que pode ser aquela inata, que já nasce com a pessoa. Além dela existe a imunidade adquirida, aquela que é desenvolvida durante a vida.

Afinal, você sabe como funciona o sistema imunológico e como melhorar a imunidade para combater as doenças? Confira!

Como funciona o sistema imunológico?

O sistema imunológico é formado por tecidos, células, órgãos e moléculas. Essas partes são formadas a partir de estrutura individualizadas como o baço e os linfonodos e pelas células livres, como os leucócitos.

Assim, a função do sistema imune é reconhecer e combater as células estranhas e qualquer outro organismo que não faça parte dele.  Assim que ele os identifica, começa uma verdadeira batalha celular para eliminar o invasor.

Portanto, é a partir desse combate que o organismo pode desenvolver ou não uma doença, além de definir a intensidade e duração dessa doença.

No entanto, quando as células reagem contra o próprio organismo causa o que conhecemos por doenças autoimune.

Diferença entre imunidade inata e adquirida

Então, a capacidade que o organismo tem de proteger contra os agentes invasores é chamada de imunidade.

Assim, ela pode ser classificada de duas formas: inata e adquirida. A imunidade inata nasceu com a pessoa e cria barreiras naturais para mucosas, pele, leucócitos e as células fagocíticas.

Portanto, a imunidade adquirida é aquela que a pessoa desenvolve ao longo da vida e traz respostas específicas contra agentes invasores.

Como funciona a memória imunológica?

A memória imunológica é a responsável pela defesa do organismo quando ele entra em contato com o agente causador da doença.

Assim, essa resposta depende da memória imunológica que as células do corpo possuem para combater a doença.

Portanto, é nessa memória que atuam as vacinas, já que a partir de organismos mortos é capaz de fazer o organismo entender o combate a um agente, trazendo a imunidade.

O que é o sistema imunológico e qual é a sua função?
Quando o nosso sistema imunológico não vai bem, adoecemos.

Confira 3 dicas para melhorar a imunidade

Para melhorar a imunidade e manter o corpo saudável para combater possíveis doenças, separamos 3 dicas para otimizar o funcionamento do sistema imune.

  1. Tenha uma alimentação saudável

Assim, uma alimentação a base de nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo é uma forma de garantir uma boa imunidade.

Portanto, uma dieta balanceada com vitaminas, nutrientes, até mesmo com carboidratos e lipídios que tornam a alimentação saudável.

  1. Pratique atividades físicas

Para garantir um bom estado geral de saúde é importante inserir na sua rotina uma série de atividades físicas.

Portanto, movimente-se pelo menos 20 minutos por dia. Pode ser uma caminhada leve ou exercícios aeróbicos, só não vale ficar parado.

  1. Cuide do seu sono

Dormir bem é essencial para recuperar a sua saúde e manter o seu sistema imunológico funcionando de forma adequada.

Isso porque, quando uma pessoa está privada do sono, a imunidade fica mais baixa e o corpo está mais propenso para adquirir infecções, como as gripes e resfriados.

Portanto, é importante estar atento aos cuidados do sistema imunológico para garantir a saúde e manter o corpo pronto para combater as doenças.

Então, para garantir o funcionamento do sistema imunológico, é possível utilizar suplementos vitamínicos para melhorar a saúde. Quer saber mais, conheça nossos produtos!