Os remédios genéricos são aqueles que trazem o princípio ativo dos remédios de marca, por um custo mais acessível. Por isso são uma ótima opção para as pessoas que tomam diariamente para o controle de doenças crônicas. Entenda mais neste post sobre esse tipo de medicação, e quais são seus benefícios.
As doenças crônicas são as que mais afetam a população mundial, atualmente.
Fazem parte desse grupo a obesidade, diabete, hipertensão, dislipidemias, dentre outras.
A princípio, tais doenças não são graves a ponto de levar a morte em pouco tempo, como um câncer maligno, por exemplo. E por isso, podem ser controladas tanto com medicamentos como por meio de mudanças no estilo de vida, fazendo com que a pessoa tenha uma vida normal.
Os medicamentos para o controle dessas comorbidades são de uso diário, e a pessoa precisa comprá-lo todos os meses, o que pode comprometer uma boa parte do salário.
Como uma opção mais acessível aos medicamentos de marca, existem os genéricos, que custam mais barato e cumprem o papel no tratamento de forma semelhante.
O que são remédios genéricos?
As empresas farmacêuticas passam anos financiando pesquisas e desenvolvendo fórmulas que melhor atendem os pacientes no tratamento das doenças.
Quando descobrem tais substâncias, podem patentear junto aos órgãos competentes, garantindo que apenas elas podem vender o remédio, o que torna mais caro, pois podem praticar um preço mais elevado.
Os remédios genéricos são aqueles de marcas diferentes das que produziram a fórmula, mas que trazem a mesma substância.
Sendo assim, por possuírem o mesmo ingrediente, eles agem de forma semelhante no tratamento das doenças, apenas com um nome diferente na embalagem.
Por também serem regulados pelos mesmo órgãos fiscalizadores, são de confiança, portanto, seguros para o uso.
Por que os remédios genéricos são mais acessíveis?
A patente registrada por uma empresa que desenvolveu certo medicamento tem data de validade.
Dessa forma, quando a patente de alguma formulação expira, outras empresas são liberadas para produzirem o remédio e comercializá-lo, limitadas apenas a não usar o mesmo nome que o original.
Uma vez que as empresas genéricas não gastaram com todo o processo de pesquisa e desenvolvimento, elas conseguem disponibilizar o remédio no mercado por um preço muito mais acessível que as marcas originais.
Benefícios dos remédios genéricos no tratamento de doenças crônicas
Os remédios genéricos existem no mercado há bastante tempo, e estão disponíveis em todas as farmácias do Brasil como produtos confiáveis.
Seu principal benefício é ser muito mais barato que os remédios de marca. Uma pessoa que possui doenças crônicas, pode chegar a tomar vários tipos de remédios no mesmo dia, e, se comprar todos da marca original, o custo poderá representar grande parte de sua renda.
Além disso, os genéricos são regulamentados pelas agências que também atuam sob os de marca, garantindo serem efetivos para o tratamento das doenças crônicas.
Como vimos, os remédios genéricos são ótimas opções para o tratamento de doenças crônicas devido ao seu preço, garantindo maior acessibilidade.
Esse produto funciona da mesma maneira que os remédios de marca tradicionais no mercado, e podem ser utilizados diariamente pelos pacientes que utilizam medicações de uso contínuo.
Se você conhece alguém que possui uma dessas doenças, e compra remédios mensalmente, é válido recomendar que a mesma consulte o médico ou farmacêutico que a acompanha, para passar a utilizar remédios genéricos.
Dessa forma, é possível economizar dinheiro, garantindo o tratamento eficaz de qualquer uma das doenças crônicas.