Vitamina C no suco de laranja? Somente após 1h!

Você sabia que a vitamina C que contém no suco de laranja começa a se perder logo após ser retirada da fruta?

Pois é, a vitamina C, que é tão importante para o organismo, é extremamente instável.

Isso porque, quando ela é retirada da laranja e entra em contato com o ar, as reações químicas destroem o nutriente.

Por isso que você já deve ter percebido que o suco fica com um gosto ruim tão rápido!

Portanto, na primeira hora do suco pronto, cerca de 75% dos nutrientes já não existem mais, devido as reações químicas.

Mas afinal, como tomar um suco de laranja gosto e cheio de nutrientes? Descubra os mistérios da vitamina C.

Preparo de alimentos gera perda de nutrientes

Sejam vitaminas e minerais, muitos alimentos precisam seguir uma receita de preparos para evitar que as suas propriedades saudáveis não sejam perdidas antes da pessoa comer ou beber o alimento.

Isso acontece não só com os sucos, mas com verduras e legumes, que ao entrar em contato com o oxigênio ou altas temperaturas, perdem os seus nutrientes.

Além disso, a alteração de temperatura é outro vilão dos alimentos. Afinal, muitas comidas e bebidas se degradam pelo contato com essa variação.

Vitamina C no suco de laranja

No caso do suco de laranja, quando as células da fruta são esmagadas para sair o suco, o ar entra em contato com pequenos gomos.

Com isso, a mistura de luz, temperatura e do ar faz com que rapidamente a laranja perca os seus nutrientes.

E não é só isso, o sabor da fruta no suco também sofre modificações rápidas, podem ficar amargo ou com outra coloração rapidamente, dependendo da temperatura.

Afinal, a vitamina C é delicada e, por isso, ao realizar o preparo do suco, é preciso fazer o consumo rápido para manter não só os nutrientes, como o sabor.

Como reduzir a perda da vitamina C

O mais indicado é comer a fruta, ao invés de fazer um suco. Afinal, como esse processo de esmagar o alimento faz com que as fibras sejam danificadas, o que mais sobre para a ingestão é o açúcar da fruta.

Portanto, muitas vezes, tomar o suco de uma fruta pode ser prejudicial à saúde. Já no caso de comer o alimento, o organismo observe de maneira diferente.

Mas o suco não contém nutrientes?

Sim, o suco contém nutrientes. Afinal, mesmo com a perda, uma grande parcela do nutriente da fruta fica no suco.

Mas, o consumo calórico é maior do que comer o alimento, já que, muitas vezes, é preciso uma maior quantidade da fruta para fazer um suco.

Portanto, para equilibrar os níveis de vitamina C no organismo, não basta tomar o suco de laranja, é preciso comer a fruta e, em alguns casos, optar pela suplementação para auxiliar no tratamento.

Que tal, você sabia que a vitamina C no suco de laranja desaparece em até 1 hora? Então aproveite a visita e conheça um pouco mais sobre a vitamina E.