Por que manter os cuidados com a vitamina D o ano todo?

Manter os cuidados com a vitamina D é essencial para garantir o perfeito funcionamento do organismo e mais saúde. Por isso, é preciso estar atento aos níveis da vitamina em todos os períodos do ano

É claro que no verão a tendência é que a reposição seja maior, mas, para isso, é preciso pegar sol diariamente e nas horas adequadas.

Mas, no inverno as coisas complicam um pouco mais, principalmente para quem mora na região sul, onde o clima é mais ameno e o sol as vezes não aparece para colaborar com a reposição da vitamina.

Por isso, preparamos este artigo para que você possa entender a necessidade de manter os níveis e cuidados com a vitamina D o ano todo. Confira!

Cuidados com a vitamina D

A vitamina é produzida naturalmente pelo nosso organismo. Porém, para que esse processo aconteça, é preciso que haja a exposição da pele à luz solar. Além disso, essa absorção também acontece por meio do consumo de alimentos ricos no nutriente.

Afinal, a vitamina D tem funções essenciais para o organismo, principalmente na regulação do cálcio e fósforo, agindo no sistema imunológico e na formação óssea.

Portanto, a deficiência deste nutriente pode causar não só doenças que geram alterações nos ossos, como a osteoporose, por exemplo, mas os estudos apontam que também aumentam os riscos de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, diabetes e hipertensão arterial.

Com isso, os cuidados com os níveis de vitamina D no organismo devem ser rigorosos o ano todo. Afinal, o déficit do nutriente reflete em sintomas como apatia, cansaço e fraqueza. Mas, ao longo do tempo, gerando os problemas mais graves de saúde.

Reposição de vitamina D no verão

Com a chegada do verão, é o momento ideal de aumentar o estoque natural da vitamina. Afinal, é a hora que todos saem de casa, com parte do corpo descobertas e a incidência do sol na pele é o maior produtor de vitamina D para o organismo.

Portanto, os médicos recomendam que sejam realizados banhos de sol diários antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas sem o uso de protetor solar. Quanto mais partes do corpo estiverem descobertas, mais sol o organismo absorve.

Mas, é preciso tomar cuidado, fora desse horário indicado, o sol pode ser um inimigo e não mais ajudar o organismo.

No inverno, como repor a vitamina D?

Com a incidência menor do sol, é preciso fazer alguns exames para verificar os níveis de vitamina no corpo. Se os valores estiverem abaixo ou muito próximo do ideal, o indicado é reforçar a alimentação e, principalmente, contar com os suplementos de vitamina D.

Afinal, quanto mais os níveis de vitamina baixam no organismo, mais a saúde fica debilitada e os sintomas de cansaço vão piorando.

Por isso, no inverno é importante aproveitar todos os momentos de sol, deixando a pele exposta, mas fazer a suplementação alimentar com a vitamina D.

Que tal, você toma os cuidados com a vitamina D? Visite uma de nossas lojas e conheça os suplementos para ajudar a manter o seu organismo saudável!