A prevenção e as causas do pré-diabetes

A prevenção e as causas do pré-diabetes

Com os passar dos anos, as causas do pré-diabetes estão ligadas não só aos fatores hereditários, mas com os hábitos e comportamentos das pessoas.  Por isso, é importante falar de prevenção.

Isso porque, a população brasileira está cada vez mais propensa ao diabetes, há um número grande de pessoas acima do peso ideal e muito sedentárias.

Assim, cada vez mais é importante traçar estratégias e campanhas para conscientizar a população sobre os cuidados para evitar a diabetes.

Afinal, antes que a doença se estabeleça, alguns sinais são possíveis de detectar e, principalmente, tratar para evitar o estágio crônico e irreversível.

Mas afinal, quais são as causas e como prevenir o pré-diabetes? Confira algumas informações e dicas para evitar o diabetes.

As causas do pré-diabetes

O pré-diabetes é uma condição de saúde em que o índice de glicemia ultrapassa o nível de 100mg/dl quando se está em jejum.

Isso porque, quando a pessoa está em uma condição normal de saúde, o nível de glicemia no sangue deve estar no intervalo de 80 a 99mg/dl.

Assim, a alteração nos níveis de glicemia no sangue vai dando sinais ao longo da vida. As alterações devem ser observadas e rapidamente corrigidas antes que a doença se torne crônica.

Isso porque, os fatores de risco estão diretamente ligados a má alimentação, sedentarismo, obesidade e a predisposição genética para a doença.

Como prevenir o pré-diabetes

O diabetes é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas físicos no seu estágio inicial. Portanto, a forma mais correta para evitar a doença, é fazer exames regulares e adquirir hábitos saudáveis.

Assim, para prevenir o pré-diabetes é necessário manter uma alimentação saudável e equilibrada, consumindo a quantidade de ideal dos diferentes açúcares para o organismo.

Com isso, na lista dos alimentos contra indicados estão:  as massas e pães, doces, refrigerantes e os alimentos ultra-processados.

Além disso, evitar o sedentarismo também é a melhor indicação. Portanto, mudar a rotina de hábitos, inserindo atividades físicas ao longo do dia, é uma forma de prevenir a doença.

A prevenção e as causas do pré-diabetes
O pré diabetes é um sinal de alerta que o nosso corpo nos envia. É nesse momento que temos a chance de recuperar e prevenir.

As complicações do diabetes

Alguns pacientes diagnosticados com diabetes não levam tão a sério o tratamento para manter os níveis de açúcar regulados no organismo.

Mas, o diabetes pode levar à algumas complicações crônicas em órgãos vitais. Assim, o açúcar elevado leva a insuficiência renal, perda de visão, doenças cardiovasculares, além das neuropatias.

Claro, as doenças vão progredindo junto com o descontrole da diabetes. Por isso, ao diagnosticar o quadro de pré-diabetes, é a hora certa para reverter a doença.

O tratamento para pré-diabetes

Ao ser diagnosticado com pré-diabetes, é preciso iniciar rapidamente um tratamento, mudando hábitos sob a orientação de um médico.

Afinal, mais do que mudar a alimentação, é preciso inserir atividades físicas regulares na rotina e evitar uma lista de alimentos e bebidas.

Em alguns casos, além de suspender as gorduras saturadas e carboidratos, é possível inserir uma medicação para ajudar na regulagem dos níveis de açúcar e evitar a evolução para o diabetes.

Portanto, além de ter uma vida saudável, com atividades físicas e uma boa alimentação, é importante fazer exames regulares para avaliar o nível de glicemia no sangue.

Então, agora que você sabe as causas do pré-diabetes, como está o seu nível de açúcar no sangue? Além disso, comece hoje mesmo a mudar a sua rotina para uma vida mais saudável.