Como prevenir e aumentar a expectativa de vida?

Como prevenir doenças e aumentar a expectativa de vida?

Ao longo dos anos, por vários motivos, a adoção de práticas de prevenção levou ao aumento da expectativa de vida da população brasileira.  Todos queremos vida longa e próspera, mas como prevenir doenças e aumentar a expectativa de vida?

Isso tem acontecido, principalmente, pela busca por uma alimentação mais saudável e pela mudança de hábitos de vida.

Assim, a preocupação com uma rotina mais leve e a inserção de atividades físicas tem sido fatores decisivos para uma população mais saudável.

Quer saber com prevenir e aumentar a expectativa de vida? Confira os hábitos importante para a longevidade!

Aumento da expectativa de vida

Ao longo das últimas décadas, uma série de estudos e pesquisas sobre a expectativa de vida das populações tem sido realizadas.

Com isso, vários resultados apontam que o aumento da expectativa está diretamente ligado a mudança de hábitos alimentares e a prevenção de doenças graves.

Segundo a pesquisa realizada pela ONU, World Health Statistics 2019, a expectativa de vida dos brasileiros passou de 69,9 anos em 2000 para 75,1 anos em 2016.

Portanto, essas pesquisas também apontam que as melhoras estão diretamente ligadas a qualidade de vida, que tem melhorado a cada década.

Como prevenir e aumentar a expectativa de vida?
Um convívio familiar saudável, alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos, ajudam a aumentar significativamente a expectativa de vida das pessoas.

Hábitos que previnem e ajudam a longevidade

Assim, os hábitos não podem ser considerados a fórmula da longevidade, mas estão diretamente ligadas a qualidade de vida.

Por isso, não basta dizer que comer menos carne e manter uma rotina diária de atividades físicas vai fazer com que a pessoa viva 100 anos. Mas é claro, pode contribuir muito.

No entanto, para prevenir doenças e melhorar as condições de vida, a alimentação é fundamental. A variedade de alimentos traz uma variada gama de nutrientes que ajudam no funcionamento do corpo.

Entretanto, os excessos são duramente condenados pelos médicos, justamente porque são mais prejudicais a saúde.

Cigarro e álcool

Os danos que o consumo de álcool e cigarro causam no organismo são comprovados e, por isso, são prejudiciais para a longevidade.

Os estudos têm mostrado que as pessoas que abandonam vícios e excessos, são as que conseguem viver com maior equilíbrio entre o corpo e mente.

A alimentação e a expectativa de vida

A alimentação é o foco principal da expectativa de vida. O consumo de alimentos saudáveis torna as pessoas mais fortalecidas e menos propícias para adoecer.

Portanto, seguir uma rotina de refeições saudáveis desde o início da vida, previne as doenças como obesidade, pressão alta e outras ligadas ao consumo de alimentos ruins.

Mas, não pense que mudar de hábitos só acontece quando você é criança, mesmo que de forma força, criar uma rotina de alimentação saudável é essencial para viver mais.

No entanto, não basta só prolongar os anos de vida, é preciso garantir que esse tempo longo seja o mais saudável possível.

Por isso, vale a pena estar atento a prevenção de doenças e a criar uma rotina de alimentação regrada a frutas e verduras para garantir nutrientes e a qualidade de vida.

Então, quando o assunto é aumentar a expectativa de vida, vale a pena pensar em mudar os hábitos e viver em harmonia entre o corpo e a mente.

Que tal, entendeu como aumentar a expectativa de vida?

Então aproveite a vista em nosso blog e descubra mais sobre a prevenção de doenças cardiovasculares.