como prevenir doenças cardiovasculares

Como prevenir doenças cardiovasculares?

Doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo, e por isso todo o cuidado é pouco quando o assunto é saúde do coração.  Vamos falar sobre as principais causas e como prevenir as doenças cardiovasculares.

Elas são responsáveis por diversos fatores que levam a outros problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos, onde as pessoas com mais idade e que tem hábitos de vida pouco saudáveis, acabam sendo as maiores vítimas.

Portanto, é importante entender cada uma dessas doenças e como prevenir esses males, evitando internações, cirurgias ou até mesmo a morte.

Quais os tipos de doenças cardiovasculares?

Para que você possa entender como prevenir doenças cardiovasculares é importante entender quais os tipos mais frequentes:

  • Hipertensão:

    A hipertensão é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, causado principalmente pelo envelhecimento.  A falta de exercício físico, o aumento do peso, fatores hereditários, ou consumo excessivo de sal, são premissas básicas para desenvolvermos a hipertensão. Entre os sintomas, estão: tontura, dor de cabeça, alterações na visão e dor no peito e outros. Por isso, a qualquer sinal de qualquer uma dessas mudanças no corpo, busque ajuda médica.  Sobre o tratamento, é recomendado controle da hipertensão e acompanhamento com um cardiologista.  Pode ser necessário fazer uso de medicamentos, além de uma dieta pobre em sal.  É importante também praticar atividades físicas, evitar fumar, beber pelo menos 2 litros de água por dia, e verificar a pressão regularmente.

  • Infarto agudo do miocárdio 

    O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ou ataque cardíaco, acontece devido à interrupção da passagem de sangue para o coração.  Na maioria das vezes, a causa é devido ao acúmulo de gordura nas artérias do coração.  O sintoma mais característico do infarto é a dor muito intensa no peito que pode irradiar para o braço, mas também pode haver tonturas, suores frios e mal-estar.  Procure ajuda médica o mais rápido possível para que seja iniciado o tratamento com medicamentos que impedem a formação de coágulos e favorecem o fluxo sanguíneo.

  • Insuficiência cardíaca 

    Comum em pessoas que possuem pressão alta, a insuficiência cardíaca pode levar ao enfraquecimento do músculo cardíaco.  No caso dos sintomas, este tipo de doença, pode levar ao cansaço progressivo, inchaço nas pernas e nos pés, tosse seca à noite e falta de ar.  Para o tratamento, o mais indicado é consultar um cardiologista e fazer uso de medicamentos para diminuir a pressão, além de evitar o consumo excessivo de sal, sendo o grande vilão das doenças cardiovasculares.

  • Arritmias cardíacas 

    A arritmia cardíaca corresponde à alteração dos batimentos cardíacos, o que pode tornar os batimentos mais rápidos ou mais lentos. Dentre os sintomas, está o cansaço, palidez, dor no peito, suor frio e falta de ar e outros.  Para o tratamento, ele vai variar de acordo com os sintomas apresentados, sendo os mais indicados: uso de medicamentos, o implante de marca-passo e até realização de cirurgia.

como prevenir doenças cardiovasculares

Saiba como prevenir doenças cardiovasculares

 Bem, chegou a hora de saber como prevenir doenças cardiovasculares, seguindo algumas dicas importantes:

  • Evite fumar outros tipos de hábitos que possam sobrecarregar as artérias;
  • Controle a quantidade de açúcar e alimentos gordurosos, sempre optando por uma alimentação saudável com o consumo de verduras, frutas e cereais;
  • Pratique exercícios regulares, de pelo menos 30-60 minutos, 3-5 vezes por semana;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas em excesso.
  • Evite os Estresse.  Outro grande vilão da saúde de um modo geral.

Ou seja, preserve a sua saúde o máximo possível.  Optando por uma vida mais saudável, deixando de lado os hábitos errados e o consumo de alimentos que possam ajudar no ganho de peso, o que favorece o surgimento de doenças cardiovasculares.