O que muda entre os medicamentos de marca, os genéricos e os similares?
Para entender as diferenças entre eles, primeiro é preciso entender por que o medicamento de marca é sempre mais caro. Também chamados de medicamentos de referência ou medicamentos éticos, eles demandam anos em investimentos de pesquisas, que são muito caros aos laboratórios farmacêuticos, e isso precisa ser repassado no valor do produto. Além disso, geralmente esses medicamentos são novidades no tratamento de doenças, o que também aumenta seu valor, por conta da regra de mercado da oferta e procura.
As patentes destes medicamentos duram 20 anos. Portanto, durante esse período, só o laboratório que possui tal patente pode comercializá-lo. Isso significa que ele também pode ditar qual seu valor. O que, normalmente, não sai barato.
Depois de passada a validade da patente, outros laboratórios podem utilizar o mesmo princípio ativo e criar seus próprios medicamentos. Eles ainda podem criar uma marca ou nome comercial próprios, para se diferenciar do medicamento de referência. Nestes casos, o medicamento é um similar. Eles também possuem a mesma forma farmacêutica e a mesma via de administração, ou seja, a mesma forma pela qual o paciente deve ingerir o medicamento.
Agora, quando o laboratório não cria uma nova marca ou nome para o medicamento, exibindo somente o nome do princípio ativo dele, ele é considerado um genérico. Aqui no Brasil, ele é ainda mais fácil de ser identificado, por conta da famosa tarja amarela presente nas embalagens, acompanhada da letra G em destaque e o nome “medicamento genérico” que aparece ao lado.
Regras da ANVISA
Em todos os casos, os medicamentos precisam ser aprovados em testes de qualidade da ANVISA. Outra razão para que o medicamento de marca seja sempre mais caro é que, como ele é sempre um medicamento novo, seus testes são mais específicos e precisam ser avaliados conforme a sua categoria (existem três categorias de medicamentos, segundo a ANVISA: homeopáticos, fitoterápicos e alopáticos – este último normalmente é o mais receitado pelos médicos).
Já com os medicamentos genéricos e similares, como o remédio já existe, os testes precisam apenas ser realizados em comparação ao de referência. Isso torna o processo mais rápido. Até 2014, as pessoas não podiam comprar um medicamento genérico no lugar de um de marca que estivesse na receita médica. Porém, a ANVISA retirou essa proibição, e os medicamentos similares já podem ser considerados como iguais aos medicamentos genéricos.
Medicamento genérico e similar e com super descontos é na Drogaria POP
Na Drogaria POP você encontra medicamento similar e genérico barato de verdade. Com 15 lojas espalhadas por toda a região metropolitana do Rio de Janeiro, aqui você encontra descontos nos medicamentos dos quais você sempre precisa. Dê uma olhada em nosso site e não deixe de experimentar a nossa loja virtual, com entrega super rápida.
Respostas de 7
Só uso genéricos!!!! São muuiiiiittoooo mais baratos!!
Também só uso genérico e quando vou a consulta e o médico prescreve o medicação peço que receite o genérico.
COMPRO NA POP DE NITERÓI DESDE A INAUGURAÇÃO. BEM RECEPCIONADA, USO 6 MEDICAÇÕES SEMPRE GENÉRICOS. MOBG
POP (S)
Pergunto, porque o remédio de câncer é muito caro?
Só uso genérico e fazem o mesmo que os não genérico e nos que ganhamos pouco nos ajudam muito no valor
Excelente explicação sobre diferenças entre anti inflamatórios e antibióticos.
Sobre os medicamentos genéricos.
Até então não tinha visto em site algum uma explicação deste tipo.
Parabéns e muito obrigada.
Bom dia!
Tenho problema na área pélvica provocada por um problema emocional como também me atacou juntamente a coluna.
Fiz exames de imagens, consultei com vários ortopedista e fisioterapeuticas especializados na área pélvica.
Porém todos os profissionais disseram que não é caso de cirurgia.
Tomei tantos medicamentos que, meus cabelos eram bem lisos e agora estão crespos devido a tantos medicamentos.
Após a minha ginecologista receitar PREGABALINA 75mg duas vezes ao dia às dores na coluna( cervical, lombar, dores nas articulações passaram, pore, na área pélvica sinto dores diariamente porém, suportáveis).
Porque até eu consultar a referida ginecoligista eu chorava de tanta dor.
Mas, lendo a bula constatei que ele dá ganho de peso ( o que já foi constatado) e também é depressivo.
A
O que eu preciso: o quê eu poderia fazer uso que não tenha às contra indicações acima mencionado, de preferência que seja natural.
Muito obrigada!!!!!!