O que é Sedentarismo?

O que é Sedentarismo?

Para alcançar a longevidade saudável, é preciso abandonar o mais rápido possível o sedentarismo e mudar alguns hábitos.  Mas o que é o Sedentarismo, e como combatê-lo?

Além de uma alimentação equilibrada, é preciso incorporar uma rotina de exercícios físicos para garantir um envelhecimento mais sadio.  Portanto, o sedentarismo não contempla qualidade de vida para as pessoas.

Por isso, o sedentarismo é o verdadeiro vilão da longevidade, justamente porque leva não só à doenças crônicas graves, como à falta de disposição para aproveitar a melhor idade.

Dessa forma, o sedentarismo é um inimigo para a longevidade saudável, descubra os motivos e mude seus hábitos de vida hoje mesmo!

Sedentarismo X longevidade saudável

Para desfrutar de uma vida mais saudável na velhice, é preciso colocar o corpo em movimento e criar uma consciência corporal mais equilibrada.

Para isso, é preciso sair do sedentarismo e colocar o corpo para movimentar, evitando o estresse e a ansiedade que comprometem a saúde das pessoas.

Por isso, a longo prazo, é importante criar hábitos rotineiros de atividades físicas regulares, além de uma dieta mais equilibrada e uma vida mais tranquila.

 

Sedentarismo: genética ou falta de exercícios

Os fatores genéticos podem ser um motivador para o envelhecimento precoce. Porém, um estilo de vida pode ser ainda mais prejudicial para que os genes herdados prevaleçam.

Assim, criar a cultura de cuidado com a saúde, corpo e mente pode retardar o envelhecimento, e ajudar que as tendências desfavoráveis da genética possam ser silenciadas.

Então, conhecer a genética e as heranças que podem ser herdadas não só do sedentarismo, quanto da tendência à obesidade e ao envelhecimento precoce, é uma excelente opção para entender quais são os caminhos a seguir.

Mas, a falta de uma rotina de exercícios físicos pode ser tão prejudicial quanto qualquer questão a genética. Por isso, antes mesmo de conhecer a sua carga genética, é importante inserir na sua rotina a prática de atividades físicas regulares.

 

Os males do sedentarismo

O sedentarismo é o responsável pelo desenvolvimento de uma série de doenças, como obesidade, doenças cardiovasculares, articulares, e problemas psicológicos. Além de aumentar os fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes e hipertensão arterial, por exemplo.

 

Abandone o sedentarismo e pratique exercícios

Para mudar os hábitos, basta começar! Então, se você costuma praticar exercícios físicos, é preciso começar a se movimentar, mas sem pressa, e sem exageros.

Assim, é importante começar os treinamentos com atividade física leve e supervisionada por profissionais. Além disso, fazer exames médicos de rotina tipo os de sangue e teste de esforço, ajudam a entender como está o organismo. Também é uma forma saudável de começar uma rotina de exercícios.

Segundo profissionais de Educação Física, é recomendado que as pessoas façam pelo menos de 150 minutos de atividade física moderada, ou 75 minutos de atividades de alto impacto.

Portanto, uma caminhada leve de 30 minutos por dia pelo menos cinco vezes por semana fará toda a diferença ao organismo. A recorrência das atividades físicas acaba com o sedentarismo, e muda a vida das pessoas.

Então, para quem leva uma vida sedentária, é importante ficar atento aos sinais e sintomas de doenças crônicas que impedem a longevidade saudável.

Afinal, como você combate o sedentarismo e busca a longevidade saudável? Aproveite a visita em nosso blog e descubra como envelhecer bem e com mais saúde.