Quando devemos tomar suplementos

Quando devemos tomar suplementos?

A tecnologia alimentar hoje nos propõe  uma infinidade de recursos em suplementação que são acessíveis para todos aqueles que querem uma saúde melhor, através da prevenção com uma boa nutrição.  Mas como saber quando devemos tomar suplementos?

Os suplementos são compostos vitamínicos e minerais que funcionam como um “suporte” de nutrientes para a nossa alimentação.  Nosso organismo tem uma necessidade nutricional diária que diante das nossas rotinas, pode ser difícil mantê-lo bem nutrido.

Uma boa nutrição, requer uma alimentação regular, balanceada e com um suporte diário de nutrientes que atendam às nossas necessidades diárias.  Por isso, a suplementação ajuda tanto!

quando devemos tomar suplementos

Tomar suplementos, solução para carências nutricionais?

As carências nutricionais são deficiências nutricionais do nosso organismo, ou seja, é quando alguma vitamina ou mineral está em baixa nos níveis sanguíneos.  Essa condição pode desencadear alguns sintomas, como alarme, e é nessa hora que precisamos ficar atentos(as) para que esse problema não evolua para algo mais grave, veja alguns deles:

  • Cansaço frequente
  • Sangramento gengival recorrente
  • Infecções por repetição
  • Tonturas
  • Cabelos e unhas quebradiços
  • Boca seca e aftas
  • Anemia
  • Dores de cabeça
  • Cãibras
  • Formigamentos
  • Prisão de ventre

Quando a carência nutricional é frequente, o corpo desenvolve doenças que vão se agravando, à medida que os níveis daquele nutriente vão diminuindo sem nenhuma reposição.  A desnutrição tem níveis, e somente um médico ou nutricionista pode diagnosticá-la.  Esse diagnóstico é feito através de um exame de sangue que detecta as substâncias investigadas no volume sanguíneo.  Diante desse resultado, o médico ou nutricionista é capaz de formular uma dieta com a suplementação adequada para cada caso. 

Mas o ideal é nunca deixar chegar a esse ponto!  

Mesmo que não apresente nenhuma ocorrência de saúde, o ideal é sempre consultar o seu médico ou nutricionista sobre a necessidade de tomar suplementos. 

Suplementos é para quem está saudável?

Mesmo que você não apresente nenhuma ocorrência de saúde, o ideal é sempre consultar o seu médico ou nutricionista sobre quando você deve tomar suplementos.  Informe a ele(a) o seu estilo de vida, dieta e seus sintomas.  Porque nem sempre conseguimos seguir à risca, a ingestão diária de nutrientes que precisamos, nessa hora a suplementação vale super a pena!

Mas nunca substitua a sua alimentação por nenhum tipo de suplemento.  Isso pode ser perigoso para sua saúde!  Nosso organismo precisa ingerir comida, não se esqueça disso!

Fique atento(a), uma alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos, uma boa higiene física e mental, podem garantir a você vida longa e com muito mais saúde!