Você sabe o que é Imunidade?

Quem nunca ficou doente e ouviu da mãe ou da avó a seguinte frase: “a sua imunidade está baixa”, muitas vezes não entendeu do que se tratava, mas você sabe o que é Imunidade?

A imunidade é o mecanismo de defesa do organismo contra elementos estranhos (antígenos). O sistema imunológico é o sistema responsável por desencadear esse processo de defesa e manter, assim, o equilíbrio e bom funcionamento do organismo.

A imunidade é essencial na defesa do organismo contra diversas doenças causadas por agentes químicos ou biológicos, e mantém, assim, a homeostase.

Além de proteger, evitando o surgimento de doenças, a imunidade pode impedir que uma doença progrida, e atua na identificação ou na destruição de células estranhas, danificadas ou mutantes.

Como a imunidade pode ser classificada

A imunidade pode ser classificada de duas formas: inata e adquirida. Mas, quais as diferenças de cada uma delas? Veja abaixo:

Imunidade Inata

O indivíduo já nasce com esse tipo de imunidade, e ela está sempre presente em indivíduos saudáveis. Ela atua de forma rápida, evitando a entrada de microrganismos e combatendo os que conseguem entrar nos tecidos do hospedeiro. É representada por barreiras físicas, químicas e biológicas; por células especializadas e por moléculas solúveis.

my sources

Imunidade Adquirida

Ocorre após contato com um agente invasor, por exemplo, vírus e bactérias, e é específica contra esse agente. Após o contato, ocorre uma série de eventos que desencadeiam a ativação de determinadas células, bem como a síntese de proteínas. A imunidade adquirida pode ser dividida em:

• Humoral (principal mecanismo de defesa contra microrganismos, é mediada por anticorpos produzidos pelos linfócitos-B)
  • Celular (promove a destruição de microrganismos presentes em fagócitos, ou das células infectadas, e é mediada pelos linfócitos-T). As imunidades humoral e celular atuam juntas na defesa do organismo.

Como aumentar a imunidade do corpo?

A baixa imunidade é uma das principais causas de doenças leves nas pessoas. Assim, se você constantemente sente gripes e resfriados, por exemplo, isso quer dizer que o seu organismo não está produzindo as células de defesa do corpo. Mas, existem algumas maneiras de aumentar a imunidade do corpo.

• Invista em uma alimentação adequada, com os nutrientes necessários para que corpo possa aguentar as pressões do dia a dia;
  • Priorize o seu sono, onde o essencial é dormir de 6 a 8 horas por dia;
  • Fuja do estresse, sempre optando pela prática de exercício físicos regulares, ou alguma atividade que faça você relaxar;
  • Hidrate-se corretamente, bebendo no mínimo 2 litros de água por dia.
  • Administre situações de estresse e faça o controle das emoções, mantendo o equilíbrio emocional.

Agora que você já sabe o que é imunidade, e como deixar o seu corpo protegido de doenças, ficou mais fácil manter a saúde em dia.

Visite nossas lojas

Clique e veja no mapa