Uma alimentação saudável é essencial para prevenir diversas doenças e, em alguns casos, até contribuir para recuperação de alguns males.
Isso porque, uma dieta equilibrada e variada gera efeitos positivos em diferentes partes do nosso organismo.
Assim, uma alimentação rica em frutas, vegetais, leguminosas, entre outros elementos naturais contribui para o equilíbrio de vitaminas e minerais.
Além disso, uma dieta saudável é responsável por reduzir a quantidade de gordura no corpo, regular a pressão arterial, colesterol, doenças do coração e outros fatores de risco.
Mas afinal, o que é considerado uma alimentação saudável e como ela pode prevenir doenças? Confira este post especial sobre o assunto!
Uma alimentação saudável como prevenção
Você já deve ter ouvido falar da frase “nós somos o que comemos”, certo? E as pesquisas apontam que isto está cada vez mais correto. Afinal, a nossa alimentação é a responsável por nos tornar pessoas mais saudáveis ou não ao longo da vida.
Portanto, os alimentos trazem incontáveis benefícios para a saúde, inclusive mantém o bom funcionamento do nosso corpo.
Alimentos e os benefícios para o corpo
A escolha dos alimentos durante uma refeição deve ser pensada para cada parte do nosso corpo. Por isso, durante o dia, a indicação é criar um equilíbrio entre frutas, verduras, leguminosas e os carboidratos, por exemplo.
Afinal, ao pensar na regeneração das células que estão em órgãos como pulmões e intestino, por exemplo, uma combinação de alimentos pode fazer toda a diferença para prevenir perdas, como o chocolate amargo, batata roxa e chá preto, que podem evitar alguns tipos de câncer.
Além disso, para estimular a produção de hormônios que atuam nas funções cerebrais, é preciso aumentar a produção de microbioma, que acontece com o consumo de queijos, pães de fermentação natural e leite, por exemplo.
Para aumentar a imunidade, alimentos como os vegetais escuros, amora, nozes e outros que são ricos em minerais e vitaminas ajudam na manutenção da imunidade.
Como compor uma alimentação saudável?
Ao longo das refeições, a recomendação é que seja possível consumir duas porções de frutas e três de verduras, além das fibras, carboidratos entre outros alimentos.
Mas afinal, quais são os alimentos ideais para ajudar a prevenir e melhorar os sintomas de algumas doenças comuns? Confira!
Prevenção do diabetes tipo 2
Uma das doenças que está acometendo as pessoas no século XXI é o diabetes tipo 2, que tem entre as suas prováveis causas a má alimentação e uma rotina estressante.
Por isso, separamos alguns alimentos que podem ajudar na prevenção desta doença:
- Feijão: esse alimento que faz parte das refeições dos brasileiros oferece uma combinação de fibras e proteínas que ajudam a equilibrar os níveis de glicose no sangue;
- Castanhas: aqui podemos colocar o amendoim, nozes, castanha de caju, entre outras que são ricos em gorduras boas para ajudar a regular os níveis de glicemia.
Para doenças do coração
Uma alimentação baseada em alimentos ultra processados e nos fast foods é inimiga do coração, principalmente pela quantidade de gordura.
- Aveia: as fibras ajudam a eliminar a gordura do sangue.
- Batata doce: ajuda a neutralizar o efeito do sódio na pressão sanguínea.
Então, para ajudar a prevenir doenças, além de se preocupar com o que comer, é preciso ter atenção redobrada com o que não comer. Evitar o açúcar, refrigerantes e comidas ricas em gordura fará toda a diferença na saúde.
Que tal, agora que você entendeu como uma alimentação saudável ajuda a prevenir doenças, que tal conhecer como melhorar os níveis de vitaminas e minerais do seu corpo?