Tudo sobre alergia a medicamentos

Poucas coisas no mundo são tão incômodas quanto a alergia, independentemente do seu tipo. Mas se tem uma coisa que frustra qualquer um é ter que tomar um medicamento e depois descobrir que você é alérgico a ele. Infelizmente, a alergia medicamentosa é uma realidade na vida de muitas pessoas, mas a maioria não entende por que isso acontece.

O blog da POP vai ajudar a esclarecer mais esse assunto importante. E ao fim do texto, se você ainda estiver com dúvidas, deixe sua pergunta no campo de comentários! 😉

O que causa a reação alérgica a um medicamento?

A alergia a medicamentos costuma acontecer quando o paciente tem alguma hipersensibilidade no sistema imunológico, levando o corpo a responder mal contra uma substância que geralmente é inofensiva à maioria das pessoas, ou seja, não é capaz de fazer nenhum mal.

É incomum que as pessoas apresentem reações aos medicamentos que estejam tomando, mas é fato que a maioria dos remédios podem causar alguma reação adversa. Estas variam desde efeitos colaterais mais fracos, como náuseas e vômitos, até respostas alérgicas mais graves, como o choque anafilático mortal (reação alérgica aguda e que pode levar à morte). Além disso, alguns efeitos podem ser diferentes do previsto na bula do medicamento. Por exemplo, uma simples aspirina pode levar a um quadro de asma.

Sintomas da alergia a medicamentos

Os sinais de que você está tendo uma reação alérgica ao medicamento costumam aparecer apenas alguns minutos depois que você o ingeriu. No caso de uma injeção, a alergia começa de forma instantânea.

Os sintomas são:

• coceira e pele bem vermelha;
  • língua e/ou rosto inchados;
  • olhos vermelhos e com lágrimas;
  • dificuldade para respirar;
  • coriza (aquele líquido incômodo que sai pelo nariz);
  • febre alta (geralmente acima de 38°C).

Os indivíduos que sofrem com o choque anafilático costumam ter sintomas muito mais intensos, como tonturas, desmaio, confusão mental, diarreia e aumento significativo dos batimentos cardíacos.

É extremamente importante que, ao sentir os sintomas de uma reação alérgica, seja ela grave ou moderada, o paciente procure imediatamente um médico.

Tenho alergia ao medicamento. O que fazer?

Como dissemos, a primeira coisa a fazer é procurar um pronto-socorro para que o tratamento comece o mais rápido possível.

No hospital, o médico receitará injeções que têm efeito antialérgico e anti-histamínico, como a Hidroxizina. Essas injeções ajudam a diminuir a coceira e o inchaço. O próximo passo é fazer nebulizações com broncodilatadores, que abrem as vias respiratórias e tiram a sensação de sufocamento que a reação pode trazer. Nos casos mais leves, o paciente não costuma ficar internado, pelo contrário, assim que os sintomas passam ele é liberado para retornar para casa.

Quando a pessoa está em estado de reação anafilática, além de todo o processo citado, deve receber injeções de adrenalina. Também é necessário que ele permaneça internado até que seja feita uma avaliação dos seus sinais vitais. Esse procedimento é essencial para garantir que o choque anafilático não volte.

É possível evitar a alergia a medicamentos?

A resposta para essa pergunta é bem fácil: a única forma de evitar uma alergia medicamentosa é não tomar o medicamento que lhe faz mal. Ou seja, se você não sabe que tem alergia a certas substâncias e nunca fez um exame para detectar os tipos de intolerância que seu organismo tem, você só descobrirá depois que tomar o remédio e sentir alguma reação.

Caso você saiba que tem alergia a substâncias e princípios ativos específicos, sempre que for iniciar algum tratamento com drogas, avise ao médico sobre suas intolerâncias. Assim, ele poderá adaptá-lo a isso.

E aí, dúvidas esclarecidas? Se não, envie um comentário para nós, que teremos grande prazer em respondê-lo!

Genéricos você encontra na POP!

Se você é daqueles que precisa tomar remédios específicos frequentemente ou que gosta de ter sempre os medicamentos básicos em sua farmacinha particular, precisa conhecer a POP. Temos 15 lojas espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro e somos referência em genérico barato.

Não quer ir às lojas? Não se preocupe! Você pode adquirir seus medicamentos pela nossa loja virtual, com a comodidade que você merece!

6 thoughts on “Tudo sobre alergia a medicamentos

1. Damiana Pereira de Araújo Cruz says:

Algumas vezes com determinados medicamentos como dipirona, ibuprofeno senti um forte queimor nos braços e tórax, boca e garganta. Esse sintoma se caracteriza como alergia ao medicamento?

2. Drogaria Pop says:

Ola Damiana,

pode ser sim uma alergia. Converse com o medico que te receitou e fale sobre esses sintomas.