Tudo sobre alergia a medicamentos

Poucas coisas no mundo são tão incômodas quanto a alergia, independentemente do seu tipo. Mas se tem uma coisa que frustra qualquer um é ter que tomar um medicamento e depois descobrir que você é alérgico a ele. Infelizmente, a alergia medicamentosa é uma realidade na vida de muitas pessoas, mas a maioria não entende por que isso acontece.

O blog da POP vai ajudar a esclarecer mais esse assunto importante. E ao fim do texto, se você ainda estiver com dúvidas, deixe sua pergunta no campo de comentários! 😉

O que causa a reação alérgica a um medicamento?

A alergia a medicamentos costuma acontecer quando o paciente tem alguma hipersensibilidade no sistema imunológico, levando o corpo a responder mal contra uma substância que geralmente é inofensiva à maioria das pessoas, ou seja, não é capaz de fazer nenhum mal.

É incomum que as pessoas apresentem reações aos medicamentos que estejam tomando, mas é fato que a maioria dos remédios podem causar alguma reação adversa. Estas variam desde efeitos colaterais mais fracos, como náuseas e vômitos, até respostas alérgicas mais graves, como o choque anafilático mortal (reação alérgica aguda e que pode levar à morte). Além disso, alguns efeitos podem ser diferentes do previsto na bula do medicamento. Por exemplo, uma simples aspirina pode levar a um quadro de asma.

Sintomas da alergia a medicamentos

Os sinais de que você está tendo uma reação alérgica ao medicamento costumam aparecer apenas alguns minutos depois que você o ingeriu. No caso de uma injeção, a alergia começa de forma instantânea.

Os sintomas são:

• coceira e pele bem vermelha;
  • língua e/ou rosto inchados;
  • olhos vermelhos e com lágrimas;
  • dificuldade para respirar;
  • coriza (aquele líquido incômodo que sai pelo nariz);
  • febre alta (geralmente acima de 38°C).

Os indivíduos que sofrem com o choque anafilático costumam ter sintomas muito mais intensos, como tonturas, desmaio, confusão mental, diarreia e aumento significativo dos batimentos cardíacos.

É extremamente importante que, ao sentir os sintomas de uma reação alérgica, seja ela grave ou moderada, o paciente procure imediatamente um médico.

Tenho alergia ao medicamento. O que fazer?

payment options –

Como dissemos, a primeira coisa a fazer é procurar um pronto-socorro para que o tratamento comece o mais rápido possível.

No hospital, o médico receitará injeções que têm efeito antialérgico e anti-histamínico, como a Hidroxizina. Essas injeções ajudam a diminuir a coceira e o inchaço. O próximo passo é fazer nebulizações com broncodilatadores, que abrem as vias respiratórias e tiram a sensação de sufocamento que a reação pode trazer. Nos casos mais leves, o paciente não costuma ficar internado, pelo contrário, assim que os sintomas passam ele é liberado para retornar para casa.

Quando a pessoa está em estado de reação anafilática, além de todo o processo citado, deve receber injeções de adrenalina. Também é necessário que ele permaneça internado até que seja feita uma avaliação dos seus sinais vitais. Esse procedimento é essencial para garantir que o choque anafilático não volte.

É possível evitar a alergia a medicamentos?

A resposta para essa pergunta é bem fácil: a única forma de evitar uma alergia medicamentosa é não tomar o medicamento que lhe faz mal. Ou seja, se você não sabe que tem alergia a certas substâncias e nunca fez um exame para detectar os tipos de intolerância que seu organismo tem, você só descobrirá depois que tomar o remédio e sentir alguma reação.

Caso você saiba que tem alergia a substâncias e princípios ativos específicos, sempre que for iniciar algum tratamento com drogas, avise ao médico sobre suas intolerâncias. Assim, ele poderá adaptá-lo a isso.

E aí, dúvidas esclarecidas? Se não, envie um comentário para nós, que teremos grande prazer em respondê-lo!

Genéricos você encontra na POP!

Se você é daqueles que precisa tomar remédios específicos frequentemente ou que gosta de ter sempre os medicamentos básicos em sua farmacinha particular, precisa conhecer a POP. Temos 15 lojas espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro e somos referência em genérico barato.

Não quer ir às lojas? Não se preocupe! Você pode adquirir seus medicamentos pela nossa loja virtual, com a comodidade que você merece!

8 respostas

1. Algumas vezes com determinados medicamentos como dipirona, ibuprofeno senti um forte queimor nos braços e tórax, boca e garganta. Esse sintoma se caracteriza como alergia ao medicamento?

2. Ola Damiana,

pode ser sim uma alergia. Converse com o medico que te receitou e fale sobre esses sintomas.

3. Bem interessante mas aínda tenho dúvidas,esse tipo de alergia vc naici com ela ou vc adquiri? Trabalhava em uma fábrica de comprimidos como operador de máquina e comecei a passar por reações alérgicas adversas, sendo que eu nunca fui alérgico esse tipo de alergia e adequerida?